Como o ambiente escolar pode estimular atitudes?

Como o ambiente escolar pode estimular atitudes?

Em algum momento o corpo docente, a coordenação e a direção da escola questionaram a respeito do papel da escola para o desenvolvimento dos alunos?



É inerente ao homem, classificar, qualificar e quantificar tudo ao seu redor, isto porque nossa capacidade fisiológica é limitada, entretanto, existem situações em que esta prática não pode ser aplicada. Existem certas circunstâncias que impõem um pensamento fora do senso comum, ou seja, pelo senso crítico.

Para os profissionais capazes de deslumbrar fora da caixinha, as armadilhas impostas pela tecnologia deixam de ser obstáculos e se tornam uma alavanca, como foi demonstrado pela profa. Débora Garófalo que afirmou: “quando assumi a sala de informática, os alunos só queriam jogar, mas com o passar do tempo, mostrei pra eles que o laboratório tem outras finalidades, e que o computador não é um instrumento final, mas faz parte do processo”.

A aprendizagem do senso crítico é imprescindível para o alcance da autorrealização, caracterizado pela autonomia, capacidade de autossuficiência, liberdade, autocontrole, discernimento, o que para Platão foi definido por virtudes e que atualmente, é conhecido como autoconhecimento, sendo, portanto, vinculada, também, as atitudes. Não há como dissociar a experiência condicionada à prática de viver que depende tanto dos pensamentos, quanto da iniciativa, da ação e da postura perante as diversidades e conquistas, assim sendo, inseparável do domínio de si mesmo.  

Uma dentre as mais diversas definições sobre o significado da palavra professor é caracterizada pela pessoa que por conhecimento adquirido e experiência de vida, pode ser mentor e espelho para outros, neste sentido, o objeto de inspiração relevada a constituição física, deve ser a referência almejada, pelo símbolo de respeito, de perseverança, de coragem e de caráter, ou seja, muito além das habilidades técnicas, humanas e conceituais, mas pelos valores como pessoa transformadora capaz de trilhar e construir um caminho de inspiração.