A sua escola está pronta para desenvolver o conhecimento exigido pela era digital?

O que um professor de filosofia e matemática  tem em comum?

A princípio esta relação pode ser descrita como a capacidade de ensinar, entretanto, uma comparação mais detalhada demonstra que embora as áreas de atuação sejam diferentes, a primeira vinculada às ciências humanas, que tem em sua concepção o amor pelo saber, enquanto a segunda relacionada às exatas, sendo compreendida como técnica que busca entender, explicar e conhecer, ambas estão conectadas pela história. A matemática como ciência surgiu com a filosofia e esta percepção deve ser compreendida pelo professor da era digital e pós-digital, uma vez que, a geração contemporânea não precisa saber apenas fórmulas, métodos, teoremas, mas, sim compreender como os conceitos podem ser utilizados no dia a dia, afinal atualmente, tudo se encontra disponível a um click no ambiente web, portanto, no processo de seleção busque por profissionais capazes de demonstrar a aplicabilidade da matemática, a ligação desta com outras ciências do saber, como esta está relacionada ao desenvolvimento do ser humano, como esta contribuiu e continua impactando nas demais áreas do conhecimento, das ciências humanas e biológicas, entre outros aspectos relacionados aos números.

Seja qual for a linha de construção de aprendizagem da sua escola é importante rever a atuação do corpo docente, constantemente. O professor da sua escola é capaz de analisar, incluir e desenvolver atividades cognitivas e lúdicas a fim de incorporá-las ao processo de ensino, assim como a missão e aos valores institucionais, conforme as diretrizes e planejamento pedagógico previamente definidos pela mantenedora?

O professor de matemática da sua equipe ao aplicar uma atividade lúdica, como a utilização de blocos Jenga, seja para crianças, adolescente ou adulto, é capaz de demonstrar ao aluno que além analisar e utilizar a matemática, considerando a contagem e cálculo dos números, a percepção espacial ao relacionar o equilíbrio entre as peças, a lógica no processo estratégico de escolha da peça que terá menor risco sobre a estrutura, sua coerência, também, pode ser relacionada ao contexto social, como por exemplo, em relação à importância do trabalho em equipe e as armadilhas daquilo que pode aparentemente ser considerado insignificante como uma peça de jogo, entre outros aspectos?

Portanto, no processo de escolha e manutenção de um professor, lembre-se que além de ensinar, este profissional deve ser capaz de adaptar o conhecimento, improvisar, surpreender e instigar o melhor de cada um de seus alunos e de si mesmo, que como afirmou Platão: “O que não se tem ou o que não se sabe, também a outro não se poderia dar ou ensinar”.