A importância da Contabilidade para Gestão Administrativa

A Lei federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020 que dispôs sobre as medidas para o enfrentamento estado de calamidade pública alterou a perspectiva de crescimento dos empresários e apresentou uma triste possibilidade de crise econômico-financeira. Mas, como saber qual decisão será mais assertiva diante da instabilidade do mercado?

Por que o papel da contabilidade como instrumento para tomada de decisão não pode mais ser relevado?

Para que você entenda o papel da contabilidade como ferramenta auxiliar na gestão empresarial, destacamos os seguintes motivos para sua utilização:  .  

Principais causas de falência empresarial

No ano de 2018, de acordo com o relatório apresentado pela Boa Vista 96,5% das empresas que entraram em processo de falência eram consideradas Pequenas Empresas.

Um estudo realizado pelo Sebrae classificou os motivos para causa mortis das empresas durante os cinco primeiros anos de existência.

Os fatores apontados, nesse relatório foram:

Falta de planejamento prévio

Os empresários apenas se atentam ao conhecimento prévio da atividade e  não elaboram um plano de negócio, em que se faz o levantamento do capital de giro, a análise do perfil do consumidor, o número de concorrentes, entre outras premissas para o funcionamento empresarial.

Falta de gestão empresarial

Os empresários não se preocupam com a administração dos recursos e controle dos custos, não se atentam as necessidades do mercado, na qualidade dos produtos e serviços e no preços de venda, assim como a estratégia de diferenciação mais vantajosa para se manter no mercado.

Falta de comportamento empreendedor

Os empresários não se preocupam com os objetivos a longo prazo, visão empresarial,  não definem metas e não estabelecem parcerias. 

Para que serve a contabilidade?

A legislação brasileira determina que as empresas devem manter a escrituração contábil para fins de comprovação dos registros e controles das operações realizadas  durante o exercício, normalmente,  compreendida como ano calendário. Outra utilidade da escrituração contábil é como instrumento de análise e planejamento administrativo-financeiro, neste sentido a utilização da contabilidade compreende três dimensões, abaixo relacionadas:

Mas, afinal por que a contabilidade gerencial é importante para gestão empresarial? 

A contabilidade gerencial, deve ser utilizada para planejamento das atividades empresariais. Por meio da análise dos demonstrativos e índices contábeis apresentados pelo balanço patrimonial, DRE, entre outros, a empresa pode compreender  as variações patrimoniais e planejar  estratégias futuras que focam em agregar valor a marca, entre elas destacam-se:

  • Definir metas, elaborar projetos e redirecionar a aplicação dos recursos;
  • Definir o melhor regime tributário (Simples Nacional / Lucro Presumido ou Lucro Real);
  • Distribuir lucros como alternativa de diminuição de carga tributária;
  • Saber o ponto de equilíbrio;
  • Fazer projeções de receitas e despesas futuras, ou seja, controle econômico da empresa;
  • Analisar os custos e definir políticas de vendas e de preços;
  • Reduzir desperdícios a fim de obter lucros.

Portanto, a contabilidade compreende muito mais do que o registro de fatos ocorridos sob o aspecto legal e de controle administrativo, a relevância de sua utilização como ferramenta de gestão empresarial é imperativa para empresas que focam na empregabilidade, a fim de reduzir os riscos de falência de acordo com estudos apontados pelo Sebrae, sendo assim, ao escolher o serviço contábil apenas pelo aspecto legal, pense se este atenderá as necessidades da sua empresa a médio e longo prazo.